Esta disciplina tem como objetivo problematizar a/as identidade/s da EJA e de seus sujeitos, bem como a formação do educador oportunizando refletir sobre os sentidos e significados da EJA na vida dos sujeitos e construir saberes sobre os fundamentos teóricos e sobre experiências dessa modalidade educativa. Além disso, pretende oportunizar a vivencia de processos de escrita e aprendizagem via blogs, fóruns, wiks, tarefas como a escrita de narrativas, poemas, textos argumentativos, bem como outras formas de linguagem como vídeo, música, cinema, contribuindo assim com o desenvolvimento da autonomia e reflexão no processo de escrita.

É imperativo que o profissional da educação compreenda as formas variadas de produção da vida social desenvolvidas pelos trabalhadores na atualidade para atuar neste contexto de forma crítica e participativa. Nesta perspectiva, insere-se a economia solidária popular como proposta pedagógica de auto-organização dos trabalhadores, com base na autogestão. Portanto, é fundamental que a formação dos educadores esteja vinculada à compreensão crítica das transformações no mundo do trabalho, integrando ao processo de qualificação profissional o fomento e o fortalecimento da economia solidária como modo de produção da vida social na atualidade.