Esta disciplina tem por objetivo proporcionar aquisição de conhecimentos básicos acerca da informática. Tais conhecimentos são necessários ao desenvolvimento das atividades do curso.

Esta disciplina tem como objetivo discutir questões relativas aos conceitos introdutórios à aprendizagem, tendo em vista o direito social da aprendizagem na escola. Além disso, abordaremos aspectos sobre a organização do trabalho pedagógico, a inclusão social, o enfrentamento do preconceito e discriminação, bem como a importância da cooperação e da solidariedade no ambiente escolar.

Esta disciplina tem por objetivo compreender a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional dentro de uma perspectiva histórica, cultural e política. Estudar o conteúdo das leis n°10.639/2003, 11.525/2007 e 11.645/2008. Busca entender ainda como ocorre o processo de operacionalização das leis nos contextos educativos formais e não formais.


Esta disciplina tem por objetivo fazer um estudo sócio-histórico sobre os Direitos Humanos, desde seus primórdios até os dias atuais; entender a violência estrutural e simbólica nesse contexto; e, ainda, conjecturar a educação em direitos humanos como processo socializador de uma cultura em Direitos Humanos.


A disciplina de Meio Ambiente tem como objetivo problematizar os conceitos de Meio Ambiente, Educação Ambiental e Educação de Jovens e Adultos, compreendendo a importância dos mesmos na prática educacional, bem como a organização institucional e ambientalização dos espaços públicos educativos pela potencialização da ação ambiental dos educadores.