Esta disciplina tem por proprósito estudar as teorias que fundamentam as práticas alfabetizadoras em contextos escolares e não escolares. As especificidades da alfabetização nos anos iniciais e na EJA. Prática e construção da ação alfabetizadora, com base nos pressupostos dos anos Iniciais e da EJA.
Esta disciplina tem por objetivos: aprofundar os referenciais teórico-metodológicos do ensino da matemática na educação infantil e nos anos iniciais; discutir o conhecimento matemático na vida cotidiana; trabalhar o ensinar-aprender a partir da resolução de situações-problema; estudar o surgimento do número, o sistema de numeração decimal, as operações com números naturais e geometria, buscando sempre a relação com a realidade, a fim de que os conteúdos sejam construídos com significado.
Nesta disciplina, iremos abordar o papel e a função social do brinquedo e do jogo na vida da criança e do jovem, as visões históricas e culturais do brincar. Para tanto, estudaremos diferentes autores que subsidiam essa temática e desenvolveremos pesquisas que deverão ampliar seus referenciais a respeito de jogos, brinquedos e culturas midiáticas na educação, problematizando o papel do educador.
A disciplina Seminários Interdisciplinares V buscará proporcionar um ambiente de troca de experiências entre as disciplinas que compõem o Módulo 1. Objetiva transdisciplinarizar os conteúdos trabalhados nessas disciplinas, a partir de um eixo comum: o "pensamento simbólico". A arte da criança que se alfabetiza é repleta de simbolismo, que se constrói a partir de um repertório imagético singular. Esse repertório imagético, conhecimento autoconstruído, possibilita ao educando estabelecer relações de confiança com a alfabetização por letras e números, por signos e desenhos, por brincadeiras e jogos, o tempo todo estéticos.

A disciplina objetiva a realização de vivência de oficinas pedagógicas no cotidiano dos anos iniciais, planejamento e atividade prática docente, bem como discussões teóricas acerca do registros reflexivos e participação em reuniões pedagógicas.

Esta disciplina tem como propósito discutir acerca do Currículo, do Planejamento e das Metodologias de Ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Pretende-se, portanto, problematizar o papel social da escola e pensar a prática pedagógica a partir do cotidiano dos anos iniciais.

A disciplina tem por objeto central a pratica de pesquisa nos Anos Iniciais, com enfoque na História de vida Docente, na história de formação e nos saberes profissionais. Envolverá a prática de entrevista e análise, bem como organização de Jornada sobre memórias e saberes docentes.



A disciplina "Tópicos Específicos dos Anos Iniciais" traz como objetivo o estudo do cotidiano, do tempo e do espaço no processo de ensino e de aprendizagem dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Também pretende trabalhar com o significado do registro da prática como forma de reflexão sobre a ação educativa para o planejamento do ensino nos Anos Iniciais.