Esta disciplina tem o propósito de estudar os fundamentos epistemológicos dos conceitos de: alfabetização, analfabetismo, alfabetismo e letramento, bem como a abordagem histórica da alfabetização e dos métodos de alfabetização.
- Coordenador de Curso: Rita de Cássia Grecco dos Santos
- Coordenador de Tutoria: Cleusa Maria Moraes Pereira
- Tutor a distância : Nelda Alonso Dos Santos
- Tutor a distância : Meri Elen Baptista Bastos
- Tutor a distância : Helenara Plaszewski Facin
- Tutor a distância : Waldecira Sampaio
- Tutor a distância : Juliane de Oliveira Alves
- Tutor presencial: Viviane Couto de Andrade
- Tutor presencial: Patrícia Hanauer
- Tutor presencial: Liziane Pereira Biondo
- Tutor presencial: Vilson Ramos da Silva
Nesta disciplina, discutiremos: a expressão escrita e a leitura das diversas formas de textos no processo de aprendizagem da língua materna, os princípios básicos para o ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a correção da linguagem escrita, o ensino da gramática (na visão tradicional e em novas perspectivas), a leitura e a produção textual nos Anos Iniciais.
- Coordenador de Curso: Rita de Cássia Grecco dos Santos
- Coordenador de Tutoria: Cleusa Maria Moraes Pereira
- Tutor a distância : Andréia Alves Pires
- Tutor a distância : Meri Elen Baptista Bastos
- Tutor a distância : Rita Germano
- Tutor a distância : Sirlei Nadia Schirmer
- Tutor a distância : Maria de Fátima Santos da Silva
- Tutor presencial: Viviane Couto de Andrade
- Tutor presencial: Patrícia Hanauer
- Tutor presencial: Liziane Pereira Biondo
- Tutor presencial: Vilson Ramos da Silva
Dando prosseguimento às disciplinas Seminários Interdisciplinares (SI) ofertadas anteriormente, o SI IV abordará o estimulante problema da integração dos saberes no Currículo Integrado. O conceito interdisciplinaridade será desdobrado nas interfaces: intra, multi, inter e trans.... disciplinaridade. Observaremos, à luz dessas interfaces, as possíveis relações entre as demais disciplinas do módulo. Para tanto, vamos buscar uma efetiva parceria entre as professoras e tutores. Vai dar certo!
- Coordenador de Curso: Rita de Cássia Grecco dos Santos
- Coordenador de Tutoria: Cleusa Maria Moraes Pereira
- Tutor a distância : Leonardo Anchieta Soldera
- Tutor a distância : Meri Elen Baptista Bastos
- Tutor a distância : Daniele Barros Jardim
- Tutor a distância : Cilene Leite
- Tutor presencial: Viviane Couto de Andrade
- Tutor presencial: Patrícia Hanauer
- Tutor presencial: Liziane Pereira Biondo
- Tutor presencial: Vilson Ramos da Silva
Esta disciplina tem
- Coordenador de Curso: Rita de Cássia Grecco dos Santos
- Coordenador de Tutoria: Cleusa Maria Moraes Pereira
- Tutor a distância : Raquel Cunha Cruz
- Tutor a distância : Meri Elen Baptista Bastos
- Tutor a distância : Suzane Carvalho Domingos
- Tutor a distância : Helenara Plaszewski Facin
- Tutor a distância : Mara Lucia de Barros Longaray
- Tutor presencial: Viviane Couto de Andrade
- Tutor presencial: Patrícia Hanauer
- Tutor presencial: Liziane Pereira Biondo
- Tutor presencial: Vilson Ramos da Silva
Esta disciplina tem como foco o estudo dos diferentes olhares e perspectivas do conhecimento acerca das concepções e significados de infâncias e da educação infantil no Brasil e em outros países que influenciaram nosso contexto. Para tal, pretende-se investigar a história social e cultural das concepções e significados de infâncias no Brasil, bem como a educação infantil no século XXI. A disciplina objetiva também estudar as práticas pedagógicas na educação infantil e as teorias que as subsidiam, abrangendo: rotinas e rituais; as múltiplas linguagens e interações das crianças no cotidiano da educação infantil, áreas do conhecimento, letramento e alfabetização.
- Coordenador de Curso: Rita de Cássia Grecco dos Santos
- Coordenador de Tutoria: Cleusa Maria Moraes Pereira
- Tutor a distância : Meri Elen Baptista Bastos
- Tutor a distância : Rejane Freitas Theodoro
- Tutor a distância : Sonia Mara Gil da Silva
- Tutor a distância : Danielle Monteiro Behrend
- Tutor a distância : Mara Rubia Pedroso
- Tutor presencial: Viviane Couto de Andrade
- Tutor presencial: Patrícia Hanauer
- Tutor presencial: Liziane Pereira Biondo
- Tutor presencial: Vilson Ramos da Silva
A disciplina tem foco na produção de um Projeto de Pesquisa na área da Educação Infantil. Exercitar a observação, coletar dados, definir o problema de pesquisa e fundamentar teoricamente a temática e a metotodologia serão o grande desafio.
- Coordenador de Curso: Rita de Cássia Grecco dos Santos
- Coordenador de Tutoria: Cleusa Maria Moraes Pereira
- Tutor a distância : Ângela C. Atalla da Cruz Nunes
- Tutor a distância : Meri Elen Baptista Bastos
- Tutor a distância : Rojane Brum Nunes
- Tutor a distância : Danieli Evangelista Formentim
- Tutor a distância : Lourdes Luciana Machado Sampaio
- Tutor a distância : Adriana Matos de Carvalho Mendes
- Tutor a distância : Ângela Torma Pietro
- Tutor a distância : Sabrina Wally Jorge Souza
- Tutor a distância : Claudia Fernanda de Barros Freitas
- Tutor presencial: Viviane Couto de Andrade
- Tutor presencial: Patrícia Hanauer
- Tutor presencial: Liziane Pereira Biondo
- Tutor presencial: Vilson Ramos da Silva
Esta disciplina tem por objetivo promover estudos, a partir de leituras e discussões, a respeito da Educação Infantil e sua relação entre "cuidado e educação", buscando um olhar atento para os diversos contextos educativos em que estão inseridas as crianças de zero a seis anos.
- Professor: Dinah Quesada Beck
- Coordenador de Curso: Rita de Cássia Grecco dos Santos
- Coordenador de Tutoria: Cleusa Maria Moraes Pereira
- Tutor a distância : Meri Elen Baptista Bastos
- Tutor a distância : Caroline Braga
- Tutor a distância : Vânia Dias Oliveira
- Tutor a distância : Joyce Santos
- Tutor a distância : Rosana Torma Miranda Cabral
- Tutor presencial: Viviane Couto de Andrade
- Tutor presencial: Patrícia Hanauer
- Tutor presencial: Liziane Pereira Biondo
- Tutor presencial: Vilson Ramos da Silva