Car@s estudantes! 

Com imensa alegria e satisfação estamos hoje aqui em nosso espaço de diálogo via UAB/FURG para conhecermos um pouco mais sobre a Ciência e compreender o mundo que nos rodeia. Meu nome é Marcelo e sou estudante, assim como vocês, curioso e inquieto, para algumas situações, questionador!

Fascina-me a Natureza, os Pássaros, os bichos, o verde das matas, o vento no rosto, o movimento dos mares e a força das ondas. Isso me levou ao curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Optei pela licenciatura, pois acredito no homem, acredito em meus amig@s/educand@s, creio fortemente que vamos conseguir reverter esse cenário atual mundial de insustentabilidade e falta de AMOR! Creio que seja por isso que estamos aqui, eu neste lado e vocês aí, queridos cursistas, pois compartilhamos uma UTOPIA, ou seja, de que UM MUNDO MELHOR É POSSÍVEL! Não é?

Através deste link vocês podem conhecer um pouco mais de mim!

Ouvimos falar na mídia que o lugar onde vivemos, o Planeta Terra, ou seja, a nossa casa, enfrenta graves problemas ambientais e que o planeta está “doente!”. Tal como as doenças pertinentes aos seres humanos, a temperatura da Terra está subindo. A febre, como todos sabem, significa um alerta para as verdadeiras causas que geram a doença.

A seguinte disciplina discorrerá sobre o que são as mudanças climáticas globais e suas principais causas. Faremos uma análise de documentos atuais que discutem o tema, estaremos sempre embasados pelo conhecimento científico e as principais literaturas e publicações que estão discorrendo sobre tal temática. Estudaremos seu impacto nas diferentes regiões do planeta e no local em que habitamos. Além disso, será discutido o papel dos países, dos governos e das cidades, e, principalmente, as ações no ambiente escolar.

Abordaremos os conceitos básicos das Ciências Biológicas, da Ecologia e da Educação Ambiental, para que possamos entender e intervir positivamente para consciência global mais humana e ecologicamente coerente.

Marcelo Gomes

“A imaginação é mais importante do que o conhecimento.” (Albert Einstein)

Ementa
O conceito de água enquanto elemento natural e a questão ambiental;
principais pontos/questões: breve histórico dos aspectos legais básicos; as políticas públicas e o uso múltiplo da água; os comitês de bacias e os dilemas da participação na gestão dos recursos hídricos; quantidade e qualidade; escassez ou segregação; Educação Ambiental para tutela da água.
Objetivo geral: compreender o significado da água em diferentes contextos socioculturais e os conflitos decorrentes de sua aplicação no planejamento e na gestão de ações e empreendimentos; criar espaços de reflexão a partir das noções principais que movem a discussão geral sobre o tema relacionado às configurações locais.
Objetivos específicos:
1. realizar atividades de observação de práticas de gestão e discutir as problemáticas existentes no contexto local (cidade ou região), relacionando-as com questões nacionais e/ou globais em torno do uso da água.
2. elaborar uma oficina para ser desenvolvida no espaço educacional não-formal.