O currículo na Educação Infantil e aspectos específicos da prática pedagógica em creches e pré-escolas. As relações sociais, culturais, afetivas em espaços de Educação Infantil. Planejamento, avaliação, o registro, a reflexão e a documentação do processo educativo. Estudo de propostas metodológicas contemporâneas. A constituição do grupo na Educação infantil e o papel da educadora.

 

Esta disciplina apresenta como proposta a integração e o aprofundamento dos conhecimentos que vêm sendo trabalhados nas disciplinas, tomando por referência a temática Educação Infantil.

Esta disciplina terá seu foco no reconhecimento do papel e da função social do brinquedo e da brincadeira na vida de crianças e jovens. Além disso, oportunizará conhecer, discutir e problematizar as produções midiáticas e a constituição das culturas infantis e juvenis, suscitando reflexões sobre a prática docente no contexto da cultura contemporânea.

A disciplina tem foco na produção e experimentações de Instrumentos visando a produção de Projeto de Pesquisa na área da Educação, com enfoque na ação educativa em espaços da Educação Infantil. Envolverá a pratica da pesquisa a partir do exercício da observação, o uso de questionário e a analise dos dados coletado e estudos conceituais.