- Professor: Paula Correa Henning
- Professor: Barbara Garré
- Professor: Gisele Ruiz Silva
- Coordenador de Curso: Rita de Cássia Grecco dos Santos
- Coordenador de Tutoria: Cleusa Maria Moraes Pereira
- Tutor a distância : Vânia Dias Oliveira
- Tutor a distância : Adriana Matos de Carvalho Mendes
- Tutor a distância : Ângela Torma Pietro
- Tutor a distância : Luciana Vega
- Tutor presencial: Viviane Couto de Andrade
- Tutor presencial: Vânia Maria Mendes dos Santos
- Tutor presencial: Susani de Castro Pitano
- Professor: Gabriela Medeiros Nogueira
- Coordenador de Curso: Rita de Cássia Grecco dos Santos
- Coordenador de Tutoria: Cleusa Maria Moraes Pereira
- Tutor a distância : Raquel Cunha Cruz
- Tutor a distância : Leticia de Aguiar Bueno
- Tutor a distância : Ana Paula Gonçalves Fioravante
- Tutor a distância : Rejane Freitas Theodoro
- Tutor a distância : Juliane de Oliveira Alves
- Tutor presencial: Viviane Couto de Andrade
- Tutor presencial: Vânia Maria Mendes dos Santos
- Tutor presencial: Susani de Castro Pitano
- Professor: Marco Di Franco
- Professor: Nelson Goettert
- Coordenador de Curso: Rita de Cássia Grecco dos Santos
- Coordenador de Tutoria: Cleusa Maria Moraes Pereira
- Tutor a distância : Saionara Figueiredo dos Santos
- Tutor a distância : Bianca Gonçalves da Silva
- Tutor a distância : Naraina Zerwes Gentil
- Tutor presencial: Viviane Couto de Andrade
- Tutor presencial: Vânia Maria Mendes dos Santos
- Tutor presencial: Susani de Castro Pitano
Esta disciplina se propõe analisar a relação entre normalidade, deficiência e necessidades especiais. Antropologia e etiologia da educação especial; modos de conceituação, classificação e prevenção das deficiências; a diversidade das necessidades especiais; diagnóstico multidisciplinar e os distintos aspectos de intervenção em indivíduos com necessidades especiais; família, educação, profissionalização e integração social; intervenção pedagógica: identificação, encaminhamento, qualificação, acolhimento, acessibilidade, adaptações curriculares, avaliação diferenciada, mediador entre aluno e tratamento; papel da psicopedagogia na Educação Inclusiva; políticas públicas em educação inclusiva.
- Professor: Paulo Gomes de Sousa Filho
- Coordenador de Curso: Rita de Cássia Grecco dos Santos
- Coordenador de Tutoria: Cleusa Maria Moraes Pereira
- Tutor a distância : LILIAN COUTO
- Tutor a distância : Janaina Borges da Silveira
- Tutor a distância : Alessandra Nery Obelar da Silva
- Tutor a distância : Cíntia Serpa
- Tutor presencial: Viviane Couto de Andrade
- Tutor presencial: Vânia Maria Mendes dos Santos
- Tutor presencial: Susani de Castro Pitano
A disciplina possibilita a discussão sobre as concepções de infâncias e suas relações com temas sociais, culturais e educacionais. Contempla uma abordagem histórica e antropológica das infâncias nas diferentes culturas, dos modos de socialização dos grupos infantis e de metodologias participativas como um recurso metodológico importante, atribuindo às crianças o estatuto de sujeitos de conhecimento e construtoras de suas identidades.
- Professor: Narjara Mendes Garcia
- Professor: Ana do Carmo Goulart Gonçalves
- Coordenador de Curso: Rita de Cássia Grecco dos Santos
- Coordenador de Tutoria: Cleusa Maria Moraes Pereira
- Tutor a distância : Raquel Cunha Cruz
- Tutor a distância : Rejane Freitas Theodoro
- Tutor presencial: Viviane Couto de Andrade
- Tutor presencial: Vânia Maria Mendes dos Santos
- Tutor presencial: Susani de Castro Pitano
Esta disciplina tem por objetivo a apropriação de algumas concepções sobre o processo pedagógico e suas implicações histórico-filosófico-sociológicas, por meio da discussão das categorias que orientam o ato pedagógico. Além disso, a disciplina almeja problematizar as relações entre Filosofia e prática pedagógica e Antropologia Filosófica e Educação, discutindo acerca do pensamento pedagógico brasileiro contemporâneo: problemas e perspectivas.
- Professor: Rita de Cássia Grecco dos Santos
- Tutor a distância : Ângela C. Atalla da Cruz Nunes
- Tutor a distância : Janaina Borges da Silveira
- Tutor a distância : Vânia Dias Oliveira
- Tutor a distância : Luciana Vega
- Tutor presencial: Viviane Couto de Andrade
- Tutor presencial: Vânia Maria Mendes dos Santos
- Tutor presencial: Susani de Castro Pitano
- Professor: Roberta Chiesa Bartelmebs
- Professor: Paula Correa Henning
- Professor: Carmo Thum
- Coordenador de Curso: Rita de Cássia Grecco dos Santos
- Tutor a distância : Meri Elen Baptista Bastos
- Tutor a distância : Adriana Matos de Carvalho Mendes
- Tutor a distância : Ângela Torma Pietro
- Tutor a distância : Arlete da Costa
- Tutor a distância : Juliane Cardozo de Mello
- Tutor presencial: Viviane Couto de Andrade
- Tutor presencial: Vânia Maria Mendes dos Santos
- Tutor presencial: Susani de Castro Pitano
A disciplina oportuniza o estudo das infâncias a partir das diferentes áreas do conhecimento, problematizando as concepções de infâncias numa perspectiva plural e compreendendo as crianças como sujeitos atuantes que constroem suas próprias culturas. Além disso, a disciplina propõe reflexões de possíveis articulações entre educação infantil e o ensino fundamental de nove anos.
- Professor: Daniele Barros Jardim
- Professor: Danielle Monteiro Behrend
- Coordenador de Curso: Rita de Cássia Grecco dos Santos
- Tutor a distância : Lilian Bastos
- Tutor a distância : Daiane Melissa Flores Bibiano Pires
- Tutor a distância : Tânia Tuchtenhagen Clarindo
- Tutor a distância : Juliane de Oliveira Alves
- Tutor presencial: Viviane Couto de Andrade
- Tutor presencial: Vânia Maria Mendes dos Santos
- Tutor presencial: Susani de Castro Pitano