A disciplina tem como objetivo trabalhar as competências básicas da microinformática, facilitando ao aluno dar continuidade à sua formação a distância, bem como desenvolver o espírito investigativo em relação à web e aos aplicativos.


Problematizar algumas das relevantes contribuições das Teorias Sociológicas da Educação e da constituição da Sociologia da Educação, no Brasil, para a compreensão do fenômeno educativo e, em especial, para a formação de professores.


Análisar e discutir as políticas públicas da educação e sua influência na organização e no funcionamento do sistema educacional brasileiro, bem como sua articulação com as demais políticas sociais.


Identificar as principais contribuições da Psicologia para o processo educacional, através do estudo, da reflexão e análise dos conteúdos em foco, de modo que o aluno construa uma postura crítica acerca da problemática da sala de aula e do processo ensino-aprendizagem.

A disciplina de Didática tem como objetivo a análise da função e do papel do professor em seu contexto profissional. Discute a identidade docente e os processos de formação de professores. Estuda a pedagogia e a didática como campo de conhecimento e como disciplina nos cursos de formação de professores. As epistemologias do conhecimento no processo ensino-aprendizagem.

Políticas Públicas e Políticas Educacionais. A educação enquanto política de governo e sua função social. Perspectivas e tendências das políticas educacionais. Estudo analítico e crítico dos aspectos legais do sistema escolar Parâmetros legais e políticos da organização estrutural e curricular brasileira para a Educação Básica: a escola como organização complexa - estrutura didática e administrativa dos níveis e das modalidades de ensino. A gestão escolar democrática. Concepções de currículo, fundamentos e planejamento curricular.

A disciplina tem como objetivo trabalhar o papel da pesquisa na universidade e o estudo das diferentes idéias, conceitos e valores da pesquisa cientifica.