A disciplina tem como objetivo trabalhar as competências básicas da microinformática, facilitando ao aluno dar continuidade à sua formação a distância, bem como desenvolver o espírito investigativo em relação à web e aos aplicativos.


Problematizar algumas das relevantes contribuições das Teorias Sociológicas da Educação e da constituição da Sociologia da Educação, no Brasil, para a compreensão do fenômeno educativo e, em especial, para a formação de professores.


A disciplina tem como objetivo trabalhar o papel da pesquisa na universidade e o estudo das diferentes idéias, conceitos e valores da pesquisa cientifica.


Análisar e discutir as políticas públicas da educação e sua influência na organização e no funcionamento do sistema educacional brasileiro, bem como sua articulação com as demais políticas sociais.


Identificar as principais contribuições da Psicologia para o processo educacional, através do estudo, da reflexão e análise dos conteúdos em foco, de modo que o aluno construa uma postura crítica acerca da problemática da sala de aula e do processo ensino-aprendizagem.


Essa disciplina tem como principal objetivo fazer um elo vertical e horizontal entre todas as disciplinas do curso. Vertical quando se refere às disciplinas do semestre e horizontal em relação às disciplinas dos quatro anos. No seminário I, vamos discutir conceitos sobre interdisciplinaridade, os quais vão sendo aprofundados no decorrer do curso, a fim de que se construa uma prática docente dentro desses princípios.


Compreender a constituição da identidade profissional docente a partir do entendimento da cultura organizacional da escola e dos processos de ensino e aprendizagem, bem como do planejamento do processo educacional.